Primeiro Milagre do Senhor Jesus

 


Primeiro Milagre do Senhor Jesus

 

Base Bíblica:

João 02;01 – 11;

 

01. E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.

02. E foi também convidado Jesus e os seus Discípulos para as bodas.

03. E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

04. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

05. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

06. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos Judeus e em cada uma cabiam dois ou três almudes.

07. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

08. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.

09. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

10. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, e quando já tem bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

11. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus Discípulos creram nele.

 

Nos versos anteriores, entendemos como Natanael se tornou Discípulo do Senhor Jesus. Estudiosos afirmam que foi ele quem convidou o Senhor Jesus para visitar Caná, cidade de Natanael.

João 21:02;

Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus Discípulos.

 

Convidaram o Senhor Jesus

 

A presença de Jesus é necessária para um casamento verdadeiro. A felicidade de qualquer lar está sempre na proporção ao lugar que Cristo ocupa no Lar. O tempo próprio para convidar Jesus a entrar em nossa casa não é quando a ruína ameaça destruí-la apesar de Ele poder restabelecê-la, mas no começo, para construí-la seguramente. Há uma história de um de um templo famoso, de tijolos embebidos de essência de rosas, até todo o templo cheirar do aroma. Um Lar construído com a fragrância de Cristo é de fato um “Doce Lar”.

Um pregador espiritual aconselhava aos seus filhos quanto à escolha de companheiro conjugal, “Agradai a Deus, agradai a vós mesmos, e com isto me agradareis”

Este Pregador cumprimentava os recém-casados assim: Outros desejam que tenhais felicidades. Eu desejo que tenhais santidade, porque assim fico certo de que tereis plena felicidade.

 

O fato de Jesus ter assistido a uma Festa de Casamento é uma prova que:

 

a.    Jesus não proíbe a vida social. Ele não era como certos religiosos com semblante triste. Comia com publicanos e pecadores.

Mateus 09:10 -13;

10. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus Discípulos.

11. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus Discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

12. Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes.

13. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrífico. Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

 

Queria a separação, tanto como os fariseus (Fariseu significa separado); porém eles separavam-se dos pecadores enquanto abraçavam o pecado,

Mateus 23:25 28;

25. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.

26. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

27. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

28. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estias cheios de hipocrisia e de iniquidade.

 

Mas Jesus separava-se do pecado enquanto abraçava os pecadores, com o alvo de salvá-los. O sal da terra deve ficar em contato. Os pescadores devem andar onde estão os peixes. A luz do mundo deve brilhar nas trevas. Tudo é contrário à ideia de viver num convento.

 

b.    Jesus aprovava o casamento. Não há relação entre os homens, que tanto simbolize um ministério espiritual tão profundo, confira os seguintes versos

João 03;29; Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

Mateus 09:15; E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

Mateus 25:10; E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

Apocalipse 19:07; Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vinda são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

Apocalipse 22:17; E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da águia da vida.

II Coríntios 11:02; Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

 

Jesus aprecia o gozo verdadeiro e puro. Quando se pode convidar Jesus a assistir a uma diversão, é prova que o divertimento é licito, Jesus era o homem de dores e tinha no íntimo o peso de pecado e tristeza, mas não perturbou o gozo desta festa. Veio estabelecer uma dispensação de alegria. O primeiro milagre que operou não foi em casa de pranto, mas num lar em festa. Não num enterro, mas num casamento. O Seu nascimento foi anunciado como: Noticia de grande gozo. A Sua exortação repetida foi: “Não Temas” Falava muito em gozo, João 15:11; Tenho vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

João 16:22; Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.

 

Veio para confortar os que choram, mas também, para santificar o nosso gozo. De fato, chamava os homens a pensar na solenidade da vida, mas também lhes transmitia o gozo indizível e cheio de glória.

 

Acabou o Vinho

 

Por que acabou o vinho?

Foi porque chegou, sem ser esperado, o grande grupo dos discípulos de Cristo?

Foi porque a Festa se prolongou? Foi porque os noivos eram pobres?

É provável que tivessem poupado o vinho durante muitos dias, para ter o suficiente para a festa. Então tudo parecia findar em desastre vergonhoso, apesar de todos os esforços realizados. Na época em questão essa festa durava sete dias, todo o tempo pessoas chegavam e saíam, e não poderia faltar comida ou bebida, a maior tragédia em uma festa de casamento seria a desistência da noiva, e a segunda maior tragédia seria faltar comida ou bebida, a festa seria lembrada por essa marca negativa. Jesus salvou a festa, e não permitiu a marca do fracasso.

 

A Mãe de Jesus

 

Maria, pelo modo de falar, parece bem chegada a família que fazia a festa. Cristo já tinha a ajudado em muitas dificuldades, e ela, por esta razão, confiava nEle.

O vinho é símbolo de gozo. Todo vinho, ou gozo, que o homem pode suprir falha. É quando a força humana falha, que Deus pode operar.

Salmo 102:2328;

23. Abateu a minha força no caminho; abreviou os meus dias,

24. Dizia eu: Meu Deus, não me leves no meio dos meus dias, os teus anos são por todas as gerações.

25. Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.

26. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.

27. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.

28. Os filhos dos teus servos continuarão, e a sua semente ficará firmada perante ti.

Isaias 40:29; Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

II Coríntios 12:09; E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

 

Que tenho eu contigo, Mulher?

 

Nisto, Cristo mostra claramente que o período em que Ele estava sujeito a Maria, como Filho, tinha findado, e que desde aquele dia ficava perante o mundo como “Quem o Pai santificou e enviou ao mundo”

Quantas outras mães chegam a reconhecer que aquele que era seu filho tem entrado numa vida maior e fora da sua influência e direção, na qual elas não podem entrar, por se tratar de coisas espirituais.

No termo que o Senhor empregou ao dirigir-se a Sua mãe, “Mulher” não há o mínimo desrespeito, pois, essa frase entre os Judeus correspondia ao nosso termo “Senhora”. Que Cristo falou com muita ternura se vê ao comparar esta passagem com o capítulo 19:26; Ele pendurado na cruz se dirigiu a Maria, empregando de novo a palavra “Mulher”

Note-se que nas duas ocasiões, no Evangelho da Sua divindade, no Evangelho de João, em que Ele se dirige à Sua mãe, chama-lhe Mulher (Senhora) em vez de chamar-lhe mãe, João 02:04; Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

É também, neste livro que Ele, com tanta frequência, dá a Deus o título de Pai. Isto porque como Deus, Cristo teve Pai e não teve mãe, e como homem teve mãe e não teve pai.

 

Que tenho eu contigo – Esta expressão aparece frequentemente na Bíblia, por exemplo:

II Samuel 16:10; Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora deixai-o amaldiçoar, pois o Senhor lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois diria: Por que assim fizeste?

II Reis 03:13; Mas Eliseu disse ao Rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém, o Rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três Reis para entrega-los nas mãos dos Moabitas.

II Crônicas 35:21; Então ele lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não é contra ti que venho hoje, mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que Ele não te destrua.

Mateus 08:29; E eis que clamaram dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

Marcos 01:24; Dizendo: Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus.

Em todas estas passagens indica-se que aquele que emprega a frase não quer a associação com o outro, no assunto de que se trata. É claro, portanto, que Jesus rejeitou a interferência de Sua mãe na esfera em que Ele só poderia agir como Deus. Isto é contra a doutrina de que ela pode dar ordens a Jesus e intervir, junto a Ele, na elevada órbita em que Ele age como Deus.

 

Fazei tudo quanto Ele vos disser

 

Maria não se escandalizou com a repreensão do Senhor. Bem-aventurados os repreendidos que se sujeitam alegremente

Hebreus 12:0510;

Maria tinha plena confiança em Cristo. Acreditava que Ele podia fazer Milagres; Conhecia-O bem. Aqueles que mais conhecem a Cristo, são os que confiam nEle.

Fazei tudo quanto Ele vos disser – Esta é a única ordem que ela nos deixou e com isso entrega tudo nas mãos de Jesus.

Muitos fazem algumas das coisas que Cristo pede, mas poucos tem o alvo de fazer tudo que Ele manda.

Enchei de Água essas Talhas

 

Grande era a prova de Fé em mandar fazer uma coisa sem razão, encher seis vasos com água pura: 80 a 120 litros!

Encheram até em cima – A obediência transbordante traz a benção transbordante. Assim a nossa benção é em proporção a nossa obediência.

 

O Mestre-Sala

 

 O mestre-sala não sabendo donde viera – O Milagre foi feito sem qualquer demonstração visível. Aquele que, todos os anos, prepara o vinho da uva, fazendo-a encher e crescer com a umidade da terra e do céu, resolveu fazer todas estas coisas num só momento, e cumprir num instante aquilo que geralmente Ele gasta meses a fazer.

 

Fermentado ou Alcoólico?

 

O que lemos não dá a entender que o vinho que Cristo fez era embriagante. Era vinho novo, e vinho novo nunca embriaga. Não dá a entender que o Senhor fez álcool, o qual é produto de morte e de corrupção. Ele produziu um vinho novo, não contaminado por fermentação. Não fez uma bebida para alguém se embriagar, mas livrou a festa do desastre quando a supriu como um refresco sadio, puro e sem álcool.

 

Inferior

 

Todo o vinho (gozo) que o mundo pode oferecer é inferior ao que Cristo dá. A tentação não nos apresenta logo no começo o cálice da amargura que temos de beber. Ao aceitarmos a Cristo, porém, Ele apresenta o que parece o vinho mais gostoso do céu. Mas com cada experiência nova, exclamamos: “Guardaste o bom vinho até agora”

 

Quatro motivos para o Milagre

 

O Senhor Jesus tinha quatro motivos para realizar esse Milagre:

 

01. Sua compaixão

02. Queria manifestar Sua glória

03. Queria aumentar a Fé dos seus Discípulos

04. Queria ilustrar verdades espirituais.

O Senhor Jesus principiou assim os seus sinais. Os Milagres, especialmente no livro de João, servem de sinais e eram verdadeiras parábolas em ação.


CLIQUE AQUI E RECEBA ESTUDOS BÍBLICOS COMO ESSE NO SEU E-MAIL.

Postar um comentário

0 Comentários